A Paróquia Santo Antônio de Itarantim deu início nesta quarta-feira (14), Quarta-feira de Cinzas, ao período quaresmal e a Campanha da Fraternidade do ano de 2024. A celebração aconteceu na Igreja Matriz de Santo António onde os fieis participaram e foram marcados com o sinal das cinzas na testa.
Foto: Ascom paróquia Santo António, celebração em Itarantim
Como de costume, inicia-se sempre o período da Quaresma numa celebração simbólica da Quarta-feira das Cinzas em que o fiel é marcado com as cinzas na testa, relembrando que do pó nós viemos e para o pós voltaremos. Também o período quaresmal na igreja remete a um período de quarenta dias em que os fiéis priorizam a oração, jejum e a caridade.
Biblicamente este tempo da Quaresma é o tempo dos quarenta dias que Jesus passou no deserto recolhido numa espécie de oração sofrendo todas as tentações. Por isso neste tempo as celebrações (missas) da igreja exige silêncio sem as tradicionais palmas dos fiéis e os cantos mais de reflexões sobre o tempo.
Campanha da Fraternidade (CF)
É neste período também que a igreja (Católica) no Brasil dá início a Campanha da Fraternidade que todo ano é realizada com o tema para as comunidades e pastorais trabalharem nos encontros e nos estudos que a igreja promove. Este ano de 2024 o tema escolhido é sobre a amizade fraterna, “Fraternidade e Amizade Social” e sempre com um lema bíblico extraído da bíblia que é; “Vós sois todos irmãos e irmãs” do texto do livro do Evangelho São Mateus (Cf. Mt 23,8).
História da CF
Este ano a Campanha da Fraternidade completa 60 anos de história e a escolha do tema já tinha sido decidida a dois anos atrás, analisando a situação do povo brasileiro dentro de um contexto de ódio, dividido, polarizado na política e com o crescimento das indiferenças.
O tema também foi inspirado no magistério do Papa Francisco que apresentou ao mundo a ideia da Amizade Social expressa em sua encíclica Fratelli Tutti.