O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou na última sexta-feira, 19 de junho, a abertura de novos concursos públicos e a convocação de profissionais para reforçar as forças de segurança do estado. Os editais com as vagas foram publicados na edição de sábado, 20, do Diário Oficial do Estado (DOE).
O anúncio foi realizado durante a cerimônia de formatura de 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. Na ocasião, o governador destacou os investimentos do Governo do Estado na ampliação dos efetivos da segurança pública e no fortalecimento das corporações.
Ao todo, serão ofertadas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e outras 200 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), serão abertas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. Além disso, o governo autorizou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Outra medida anunciada foi a convocação de 72 policiais militares da reserva remunerada para atuar no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), ampliando o efetivo de reservistas já empregado pelo Estado. Segundo Jerônimo Rodrigues, as novas seleções e contratações fazem parte da estratégia de fortalecimento da segurança pública em todas as regiões da Bahia.
“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas. Todos serão publicados no Diário Oficial de amanhã”, afirmou o governador.