O Hospital de Base de Itabuna Luís Eduardo Magalhães informou que, a partir do dia 1º de dezembro, não receberá mais pacientes das cidades da região sudoeste da Bahia. Essa mudança afetará também Itarantim e as demais cidades do Território Médio Sudoeste, que ficarão excluídas do processo de regulação para o hospital, com exceção da cidade de Santa Cruz da Vitória.
Segundo a Secretária de Saúde de Itarantim, que falou com nossa reportagem, Lorena Tigre, poucas pessoas da cidade eram encaminhadas para o Hospital de Itabuna, sendo a maioria direcionada para Vitória da Conquista e o Hospital do Cacau em Ilhéus. A Secretária ainda nos informou que novos direcionamentos serão tomados pela Secretaria de Saúde do estado com essas mudanças.
De acordo com a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o Hospital de Base atendia anteriormente a 41 municípios, mas agora passará a atender apenas 22 municípios da região sul da Bahia.
A prefeitura de Itabuna afirma que essa medida é necessária para fortalecer as atribuições e abrangência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo de melhorar os serviços prestados aos municípios da sua área de competência.
Além disso, é importante ressaltar que a decisão pode impactar o acesso à saúde para os moradores de Itarantim e demais cidades da região sudoeste, que agora precisarão buscar atendimento em outras localidades próximas.