Operação da PF contra fraudes bancárias em municípios baianos nesta terça-feira

A Polícia Federal, com o apoio do GAECO/BA, deflagrou na manhã desta terça-feira, 08 de abril, a Operação Prisma, com o objetivo de cumprir mandados judiciais relacionados a uma investigação sobre fraudes praticadas contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.
As apurações contaram com o suporte da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (CEFRA) da Caixa e revelaram a abertura de sete contas bancárias em agências localizadas no interior da Bahia, todas com o uso de documentos falsos, com a finalidade de obtenção de empréstimos fraudulentos.
Verificou-se que, por meio dessas contas, os investigados realizaram diversos empréstimos, causando um prejuízo superior a R$ 170 mil às instituições financeiras envolvidas.
A partir do rastreamento dos valores depositados nas contas fraudulentas, a Polícia Federal conseguiu identificar parte do grupo beneficiado pelas fraudes.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no município de Feira de Santana.
Segundo as investigações, uma mulher, filho, pai e irmão suspeitos de contratar empréstimos por meio de contas e documentos fraudados. A família teria causado um prejuízo que ultrapassa R$ 170 mil às instituições bancárias alvos do crime.
Ela é apontada como estelionatária com vasto histórico de processos nas varas criminais de Feira de Santana desde o ano de 2017. Detectou-se também a abertura outras seis contas bancárias em agências da Caixa em Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Valença, Amargosa e Cruz das Almas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato.