Os vereadores de Itarantim se reuniram na manhã desta quarta-feira, 12 de março, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores para cumprimentos parlamentares de seus serviços. A sessão foi transferida para esta quarta-feira em razão do falecimento do ex-vereador Seu Arlindo Pereira.
Todos os vereadores estiveram presentes na sessão, e alguns assuntos foram discutidos, como indicações dos próprios vereadores e um projeto de lei do Executivo que foi enviado à Casa para apreciação.
Um dos assuntos que chamou a atenção e foi debatido entre os vereadores, especialmente o presidente da Câmara, vereador Dudu dos Tutas, o líder do governo, Serginho, e o vereador Zeza Gigante, foi a proibição do abate de porcos que estava ocorrendo no antigo matadouro localizado no bairro Senhor do Bonfim.
A matança de porcos está proibida nessa localidade devido a denúncias da comunidade, que afirmava que a atividade estava afetando o local e causando transtorno aos moradores daquela região. A ADAB, juntamente com a Vigilância Sanitária e o Ministério Público, proibiu o abate desses animais no local.
Para o vereador Zeza Gigante, é importante que o poder público não deixe os criadores de porcos desassistidos e que haja um lugar onde eles possam realizar o abate dos seus animais para a venda da carne.
O vereador Dudu, presidente da Câmara, foi mais enfático e fez críticas à decisão do Ministério Público, que anteriormente já havia proibido o matadouro naquela região. Ele afirmou que logo após a proibição do Ministério Público, muitas pessoas começaram a realizar o abate clandestino de gado em torno de Itarantim.
De acordo com o vereador presidente, com a proibição, os proprietários desses animais deixarão de abater mais de 50 porcos, o que, segundo ele, resultará no desemprego de mais de 100 pessoas que estavam diretamente envolvidas com seus suínos.
Outro assunto debatido entre os vereadores foi sobre o cemitério da cidade, que se encontra com o muro caído e uma parte do terreno ainda em fase de construção, a qual até o momento não foi entregue pela Prefeitura.
O projeto do Executivo para apreciação dos vereadores tratava sobre o consórcio de saúde pública federativo da Bahia, que prevê a participação dos municípios nas policlínicas regionais. Itarantim é atendida na policlínica regional em Vitória da Conquista e a Prefeitura Municipal tem participação direta nesse contexto; por isso, a apreciação dos vereadores foi unânime e sem discussões no voto.