Tradição religiosa: Caruru de Cosme e Damião é declarado Patrimônio Imaterial da Bahia
Manifestação cultural é uma das mais antigas da Bahia
O Caruru de São Cosme e Damião recebeu oficialmente o título de patrimônio imaterial da Bahia, nesta quinta-feira (19), após aprovação unânime do Conselho Estadual de Cultura (CEC). O registro dessa importante manifestação cultural será publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, dia dedicado aos santos gêmeos, em um marco histórico para a preservação das tradições baianas, como informou o portal Metro1.
A tradição secular do Caruru de São Cosme e Damião é uma celebração que mescla devoção religiosa e festividade e ocorre em várias regiões da Bahia, especialmente durante o mês de setembro.
De acordo com Gilmar de Faro, presidente do CEC, a patrimonialização do Caruru representa um reconhecimento formal da importância cultural e afetiva dessa prática para o povo baiano. “Esse registro especial fortalecerá a identidade da cultura baiana relacionada ao Caruru de São Cosme e Damião. É importante que essa manifestação seja fortalecida e não caia no simbolismo do esquecimento, especialmente para aqueles que já vivenciaram essa tradição”, declarou Faro.
A preparação ocorre à base de quiabo cortado, camarão seco e azeite de dendê, oferecendo a refeição inicialmente às crianças, numa prática conhecida como “caruru de sete meninos”.