Nunca um pré-candidato a vice-prefeito teve tanta polêmica em Itarantim como o nome do secretário exonerado Jai Oliveira (PT) que foi escolhido para compor a chapa do prefeito Fábio Gusmão (PSD) que concorre à reeleição no município. Jai foi recusado pelo próprio partido que é filiado, o Partido dos Trabalhadores (PT), em que o diretório local em reunião desaprovou o nome dele.
Consequentemente, a Federação Brasil da Esperança no município, que é composta por PT, PV e PCdoB, também recusou seu nome na chapa. Os partidos PV e PCdoB chegaram até lançar uma carta afirmando que não era desejo das siglas, Jai como vice e chegaram até a apresentar nomes ao prefeito.
No entanto, ainda na manhã desta quinta-feira (18) a Federação no estado publicou uma resolução afirmando que em Itarantim o nome de Jai Oliveira é o escolhido para formar a chapa à reeleição do atual prefeito. Ainda na resolução, afirma que uma reunião precisa ser solicitada entre pré-candidato a prefeito, neste caso Fábio Gusmão, e a Federação Municipal para se tratar dos trâmites da conjuntura.
A redação do site Crônicas de Itarantim falou com a presidenta da Federação, Iara Cajá (PCdoB), que nos afirmou mais cedo que ainda não tinha sido comunicada. Nossa redação ainda convidou a presidenta para se manifestar sobre o assunto no Programa Em-Pauta deste sábado (20) na rádio Três Pontas FM, a mesma confirmou presença para falar do assunto.
O presidente do PV, o advogado Tayliton, afirmou também mais cedo para nossa redação, que irá esperar a convocação da reunião para depois tomar as decisões. Sobre a resolução, ele não quis comentar afirmando que só comentaria depois da reunião com o prefeito. Tayliton também foi convidado para o programa, mas ele alegou compromisso na data.
A professora Aindia seria muito boa ser a visse preferida de itarantim em 2024