Ato pelas ruas de Itarantim que terminou em audiência pública na Câmara entrega aos vereadores assinaturas que protegem águas e serras do município

Um ato pelas ruas de Itarantim em defesa das águas e das serras do município, que terminou com uma audiência pública na Câmara de Vereadores, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12 de junho. O objetivo foi protocolar e entregar mais de mil assinaturas para uma Lei de Iniciativa Popular, que posteriormente será apreciada e votada pelos vereadores.
A entrega das assinaturas foi realizada no plenário da Câmara, com a presença dos vereadores: o presidente da Câmara, Dudu dos Tutas; o primeiro secretário, Léo Ferreira; e os vereadores Zeza, Jeferson e Carlos Alberto.
A Lei de Iniciativa Popular, como é conhecida, nasce de um projeto do povo que coleta assinaturas. Neste caso, o objetivo é barrar a expansão de empresas de mineração que estão realizando pesquisas em áreas sensíveis de águas e serras do município de Itarantim. A lei tem como finalidade proteger essa parte do território para que projetos de mineração não afetem nascentes e áreas de proteção que requerem cuidados.
Várias pessoas saíram do centro pastoral e caminharam pelas ruas de Itarantim, apresentando faixas que demonstravam contrariedade à implantação de empresas de mineração no município.
No ato realizado no plenário do legislativo, o presidente da Câmara recebeu das mãos do advogado Joaci Cunha o documento que contém as assinaturas coletadas na comunidade. Joaci Cunha é assessor do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), organização que apoiou a Comissão Popular de Meio Ambiente responsável pela coleta das assinaturas no município.
Agora as assinaturas estão com os vereadores, que irão apreciar o projeto. Apesar da Câmara ter entrado em recesso, o presidente Dudu afirmou que pode convocar uma sessão extraordinária de urgência para que o projeto seja apreciado e votado. Além dos vereadores presentes, também esteve presente o secretário de Meio Ambiente do município.
Confira vídeos do ato fotografias: