*BUSCANDO EVIDÊNCIAS APESAR DE ESTAR BEM PRÓXIMO DO OSTRACISMO
A ex-candidata a prefeita de Itarantim, Ana Paula Dantas, que obteve 3 mil votos no último pleito, e o ex-vice-prefeito Cláudio (foto em destaque) buscam retomar o protagonismo político com foco nas eleições de 2026 e pensando em 2028. No entanto, as movimentações têm sido tímidas e, até o momento, não geraram o engajamento esperado entre seus correligionários pelo o que já foi divulgado.
Ana Paula (foto abaixo) tem adotado a estratégia de abrir as portas de sua residência para receber apoiadores, uma prática que remete ao estilo de seu ex-esposo, o ex-prefeito Gideão Matos. Já o ex-vice-prefeito realizou recentemente um encontro para apresentar sua candidata a deputada; contudo, as imagens divulgadas do evento mostraram baixa adesão, levantando questionamentos sobre a força do grupo que tem como referência um ex-vice-prefeito.
Embora esses eventos sejam vistos como articulações de oposição à atual gestão do prefeito Fábio Gusmão, ainda não há um consenso entre esses atores políticos sobre apoio a um nome comum, ou seja, caminharão de forma individual cada um com seus interesses.
*EM EVIDÊNCIA DE ASSUMIR DIANTEIRAS
Em contrapartida, outros nomes que não ficaram estacionados no tempo, têm buscado destaque na cena local. O empresário Joelan Sobrinho, do movimento Itarantim Pode Mais, e o vereador Dudu dos Tutas, com seu projeto voltado à saúde, têm chamado a atenção da comunidade ao promoverem debates sobre políticas públicas.
Diferente das movimentações anteriores, citadas acima, os eventos organizados por eles registraram um público bastante interessante.
Dudu, o vereador mais votado da história de Itarantim com grande potencial de articulação política que não se resume apenas no eixo regional, que trouxe um projeto de saúde para o município que atende centenas de pessoas.
Joelan, traçando um caminho de debates importantes voltados ao fortalecimento econômico local que não começou agora. Ele tem reunido agentes interessados em assuntos fundamentais, como aumentar postos de empregos e fomentar a economia local através de um comércio aquecido que possa atender demandas locais.
Este é um assunto que a atual gestão não deu prioridade que ficou esquecido durante esses quase sete anos de mandato do prefeito Fábio Gusmão.
A análise do cenário atual indica que, para além da disputa de 2026, o foco de Ana Paula, Joelan e Dudu parece estar consolidado na sucessão municipal de 2028. Nesse xadrez político, o protagonismo e a “musculatura” política demonstrados nos próximos meses serão determinantes para conquistar a confiança do eleitorado até 28.