Itarantim sediou Primeiro Festival Literário do Médio Sudoeste que trouxe debates importantes nas rodas de conversas
Primeira Feira de Literatura do Médio Sudoeste da Bahia realizada em Itarantim.
Entre os dias 22 e 25 de maio, Itarantim foi palco da Primeira Feira de literatura do Território Médio Sudoeste da Bahia, que movimentou o setor cultural em vários municípios da região. O evento teve como objetivo central promover a educação através da cultura, oferecendo uma rica programação que incluiu exposições de livros, estandes de editoras, rodas de conversa e apresentações culturais.
Vários autores locais e da região aproveitaram a oportunidade para lançar seus livros e interagir com o público em rodas de conversa. Um dos debates mais impactantes abordou o tema das Raízes Afro-Indígenas no cotidiano, reunindo especialistas que compartilharam suas perspectivas sobre o assunto.
Entre os debatedores, destacou-se o Cacique Juvenal Payayá, representante dos povos Payayá da Chapada Diamantina, que trouxe uma contribuição valiosa ao debate. A nossa equipe de reportagem teve a chance de gravar uma entrevista com ele, que nos trouxe contribuições importantes sobre a cultura indígena na região e os debates em relação aos povos e seus territórios. Entrevista que você pode conferir ao final da matéria.
Outra participação notável foi a da cientista política Thaise Sá, do coletivo Papo das Pretas de Itapetinga. Sua contribuição à roda de conversa foi fundamental para enriquecer as discussões sobre identidade e cultura.
A nossa equipe de reportagem também circulou pelos locais do evento, realizando flashes ao vivo para a Rádio Três Pontas FM e registrando diversos momentos através de fotos e entrevistas. O material produzido pode ser conferido na galeria fotográfica, assim como as entrevistas.