O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta segunda-feira (11) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem se dedicado ao combate à violência e ao crime organizado desde que assumiu o cargo, em 2023. A declaração foi uma resposta às críticas feitas pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), sobre a posição da Bahia como líder em número de facções no país.
Éden declarou que, enquanto o governador trabalha para melhorar a segurança no estado, ACM Neto “comemora a violência”. “A Bahia é vítima da escalada da violência e do crime organizado. Resta às lideranças aderir e celebrar, como faz Neto, ou combater e desarticular, como Jerônimo está fazendo dia após dia”.
O dirigente petista mencionou os investimentos bilionários em segurança pública no primeiro ano de gestão de Jerônimo, em 2023, e em 2024, com a criação do Programa Bahia pela Paz no segundo semestre.
Valadares citou a reunião realizada no dia 31 de outubro, em Brasília, entre o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros governadores. O encontro teve como objetivo discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para modernizar o combate ao crime organizado e ampliar a atuação da União nas ações de segurança pública.
Na ocasião, Jerônimo defendeu a criação de um plano nacional integrado para a segurança, articulado entre os estados, sem influências partidárias ou ideológicas. “Estamos dispostos a nos dar as mãos para criar uma agenda ampla de segurança pública”, afirmou o governador da Bahia. (Bahia.ba).