Itarantim: Áudio de assédio eleitoral é vazado ameaçando trabalhador da empresa Ankara

Um áudio vazado na cidade de Itarantim, que chegou até a nossa reportagem, revela um funcionário da Prefeitura ameaçando um trabalhador da empresa Ankara Engenharia. Esta empresa é responsável pela construção do Colégio de Tempo Integral na cidade, uma obra do governo do estado da Bahia, localizada às margens da BA/270, na saída para cidade de Maiquinique.
De acordo com informações, muitos dos funcionários contratados pela Ankara foram indicados pela Prefeitura. No áudio, o funcionário municipal assedia o trabalhador, afirmando que a oportunidade de emprego foi dada pelo prefeito e que o executivo “tem poder”. Ele ameaça que, se o trabalhador fizer “tal política com a oposição”, caracterizando politicagem contra eles, “eles mandam derrubar o funcionário da empresa”.
Nossa redação tentou entrar em contato com a empresa Ankara através de um número disponibilizado em suas redes sociais oficiais, mas não obteve sucesso.
Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) renovaram um acordo de cooperação técnica para combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho durante as eleições municipais de 2024. Este esforço visa inibir práticas como coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento relacionadas a eleições, que buscam influenciar o voto ou apoio político dos trabalhadores em seus locais de trabalho.
Para denunciar casos de assédio eleitoral, o TSE e o MPT disponibilizaram links na página das Eleições 2024, que redireciona diretamente ao portal do MPT. O endereço é https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2024. e também https://mpt.mp.br/assedio-eleitoral. Após selecionar o Estado onde ocorreu o crime, o denunciante pode assistir a um vídeo explicando o processo de peticionamento, além de ter a opção de buscar mediação de conflitos antes de formalizar o registro.
Confira o momento do assédio: