Juízes acusados de grilagem têm mais de 100 imóveis no sul da Bahia
Três juízes que atuam na Justiça da Bahia, afastados dos seus cargos por corrupção, possuem mais de 100 casas e terrenos em seus nomes. Os juristas foram alvos de uma denúncia divulgada no Programa Fantástico, da rede Globo, no domingo (25). Os imóveis estão situados em Porto Seguro, no sul do estado, e envolve investimentos de alto padrão, com casas valendo mais de R$ 3 milhões. O grupo foi nomeado de “Liga da Justiça”, na matéria divulgada no programa dominical.
A Corregedoria-Geral da Justiça aponta que o grupo emitia documentos em que apareciam como proprietários de áreas que já tinham dono. O esquema não era descoberto porque o responsável pela fiscalização era um dos juízes. Um promotor, empresários, advogados e um secretário do município são suspeitos dos crimes.
O Tribunal de Justiça (TJ-BA) informou que o Processo está em segredo de justiça, mas confirmou que a ocorrência se trata de uma apuração iniciada pela Corregedoria Geral de Justiça, diante de denúncias sobre o envolvimento de juízes em práticas dissonantes com o exercício da magistratura.
O afastamento dos magistrados ocorreu em sessão do Pleno em procedimento cautelar, de forma unânime, visando a preservação da investigação. Em nota, os advogados de defesa do trio de juízes negaram as acusações. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ainda não se posicionou sobre o caso. (Bahia.ba).