Itarantim: Absurdo! em plena semana do meio ambiente, Prefeitura retira Pau Brasil para montar camarote de festa

A Prefeitura de Itarantim, no Médio Sudoeste baiano, fez a retirada de uma árvore da espécie Pau Brasil para implantar no local o camarote para a festa que acontecerá a partir do dia 13 de junho, festa de aniversario da cidade. A decisão foi vista pela comunidade como um crime absurdo ao meio ambiente, já que a árvore havia sido plantada por um morador que reside nesta área.
Nossa redação questionou o vereador Robinho Dantas, ex-secretário de meio ambiente e que faz parte da organização ambiental no município e na Câmara de Vereadores. O mesmo nos informou que ao saber que iriam fazer a retirada da árvore, procurou o secretário de cultura município pedindo que não removesse o Pau Brasil do local.
O site ficou informado por alguém da Prefeitura que a árvore será plantada em outro local, no entanto especialistas ambientais consultados pela nossa reportagem nos informaram que as chances são poucas que ela viva por conta da forma que foi removida e vários outros processo de adaptação em outro local.
Durante esses quase quatro anos da gestão do prefeito Fábio Gusmão, várias árvores foram cortadas no município com o contexto de estar prejudicando o urbanismo. E, o que é pior, que durante estes quase quatro anos, nenhum projeto de replantio foi apresentado à comunidade para arborizar a cidade.
O crime é ainda pior cometido pela Prefeitura, quando não há consulta ao Conselho de Meio Ambiente da cidade que deveria ser consultado para deliberar ou não a retirada do Pau Brasil daquele local. Mas informações adquiridas pela nossa redação dão conta que o conselho da cidade que deveria ter reunião mensalmente, se encontra desarticulado sem se reunir para debater assuntos como este no município.
O mais impressionante é que o crime foi cometido pela Prefeitura bem na Semana do Meio Ambiente que começou no dia 31 de maio e vai até o dia 5 de junho, dia da celebração. Isso só mostra o total despreparo da gestão quando o assunto é ambientalismo. Os responsáveis pelo ato do crime ambiental não informaram em que local a árvore será plantada.
A Secretaria de Meio Ambiente não se manifestou sobre o assunto se aconteceu uma consulta à secretaria ou não. O site mais uma vez deixa espaço para manifestação.
Confira vídeo do momento da retirada da árvore:
https://youtu.be/81oYpOd-VPk?si=y5lDNPb094VE-YZD