O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itarantim através de uma nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (09) reafirma seu posicionamento contra a indicação do secretário de administração Jailton Brito (Jai Mamão). Na nota, o partido afirma que não rompeu com o governo municipal e que segue acreditando nos projetos dos governos estadual e federal, assim como o do deputado Rosemberg Pinto.
O imbróglio entre o partido e o secretário de administração começou quando o prefeito Fábio Gusmão (PSD) juntamente com o senador Otto Alencar do mesmo partido, anunciou o secretário como pré-candidato a vice prefeito em um evento na cidade de Salvador. O PT entendeu que este anúncio não passou pela base e nem foi discutido, já que o partido teria outros nomes a apresentar.
Além disso há ainda a Federação Brasil da Esperança (FE-Brasil) que o PT faz parte e que é composta pelos partidos PCdoB e PV que também não concordou com a decisão imposta pelo prefeito. Para eles o prefeito quer “empurrar goela abaixo” o secretário que tem uma grande rejeição na federação e dentro do próprio governo.
Na última semana, o presidente do partido em Itarantim, Kleber Fonseca, pediu exoneração do cargo que tinha na Prefeitura. Este era o único cargo que o partido tinha no governo Gusmão. Aliás essa era uma das queixas do partido em relação ao governo do prefeito que deixou quadros do partido fora da administração.
A nota reafirma o posicionamento do PT local e o secretário como Persona Non Grata no partido.