Consciência Negra: Oito músicas que falam do tema para ouvir nesta data de celebrações e lutas

No dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, em memória do líder quilombola Zumbi dos Palmares, que viveu entre 1655 e 1695. Zumbi nasceu no Quilombo dos Palmares, na região da serra da Barriga, hoje conhecida como União dos Palmares, em Alagoas. Nesta data, Zumbi foi morto e sua cabeça foi exposta em praça pública pelas autoridades da época.
O Dia da Consciência Negra se tornou um marco para a conscientização das lutas do povo negro e um dia de debates sobre os preconceitos raciais. Infelizmente, poucas cidades no Brasil decretam feriado e reconhecem essa data como um importante marco histórico na luta pela igualdade racial.
Na Bahia, estado com a maior população negra fora da África, também são poucas as cidades que consideram o Dia da Consciência Negra como feriado, limitando as reflexões sobre as condições atuais do povo negro. É fundamental discutir questões econômicas, políticas, culturais, sociais, religiosas e a violência enfrentada pela comunidade negra.
Além disso, nossa redação selecionou uma playlist com oito músicas brasileiras que abordam o tema, convidando você a ouvi-la e refletir sobre as condições do povo negro na atualidade.
*Foto em destaque: Aliete (Quilombo de Lages dos Negros, Campo Formoso/Ba. Foto: Joabes Rodrigues.
Segue: