SEXTOU! TU CONTAS OU EU CONTO? ‘Quem manda na Guarda Municipal é o porteiro Luiz’, disse o vereador Zeza
Na última sessão realizada na terça-feira (28) o vereador presidente da câmara, Zeza, levantou uma polêmica em relação a segurança pública do município, mais especificamente na Guarda Civil Municipal (GCMs). O vereador afirmou que, quem está mandando nos agentes de segurança do município é o agente de portaria Luiz Santana.
Para entender o contexto que envolve Luiz:
Luiz, no início do governo Fábio Gusmão, causou um intenso debate junto à guarda, ele tinha sido nomeado pelo prefeito como chefe dos agentes, fato que pela lei não podia, já que ele não é concursado para Guarda Municipal. O sindicato estadual que representa as guardas na Bahia, na época, travou uma batalha na justiça com a prefeitura (que teimava em deixar o agente no comando) para que o órgão público exonerasse Luiz da chefia da guarda.
Sabendo que era um caso perdido, a prefeitura exonerou e nomeou o servidor público para chefia de seu cargo no qual ele é concursado. Assim nomeou para chefe da guarda o GCM Narciso na época.
Mas o vereador levantou essa questão que o chefe nomeado, no caso Narciso, teria dito num local que, não teria poder algum sobre a guarda e sim quem estava mandando era o agente de portaria, ainda.
Atualizando:
Não sabemos se foi pura coincidência ou se foi o efeito das críticas do vereador na sessão, mas nesta sexta-feira (03) no Diário Oficial (DO) da prefeitura foi publicada a nomeação para Subcomandante, o GCM Edilson Cruz.
Confira vídeo da fala do vereador que disse mais ainda sobre a segurança: