Projeto do executivo aprovado pela câmara prevê doação de área para implantação de frigorífico na cidade
Um projeto do executivo aprovado na sessão ordinária da câmara de vereadores da noite desta terça-feira (16) prevê aquisição de uma área para doação e implantação de um frigorifico na cidade. A doação da área e a implantação do frigorifico foi muito debatida pelos vereadores que na oportunidade teve presente o secretário de meio ambiente e agricultura, Robinho Dantas, que explicou o projeto usando a tribuna livre. Segundo o secretário, a vinda do frigorifico irá gerar por hora em torno de quarenta empregos com benefícios diretos aos matadores de gados e açougueiros da cidade.
O secretário explicou pouco sobre questões ambientais, já que este empreendimento irá ser construído próximo à um dos poucos Igarapés que ainda existe na cidade e que abastece muita gente, fazendas, pequenos agricultores e água para consumo animal. O secretário citou pouco condicionantes ambientais de compromisso da empresa com o local, como os dejetos e outras questões.
Ainda segundo o secretário, esta área, o projeto prevê também, construção de moradias populares para entrega à famílias carentes do município, caso o terreno não seja ocupado pelo frigorifico, essa seria uma das condições do projeto.
O projeto também prevê aquisição de posse da área pela empresa depois de um tempo na cidade. Serão um tempo de mais de trinta anos implantado para a aquisição permanente da posse da área. Neste tema o secretário informou que o debate ainda está em aberto e que condicionantes irão ser aplicadas para não prejudicar as partes dialogadoras do projeto.
Alguns vereadores sugeriram para que o projeto retirasse essa condição de doação permanente do terreno à empresa, sugerindo que há muita gente na cidade que necessita de casas populares e que era viável beneficiar a população.