Uma das tradições culturais mais longevas de Itarantim, que ainda resiste ao tempo, é o tradicional “Arraiá da Madá”, realizado há 44 anos na Rua Amazonas, no bairro Bob Kennedy.
Dona Madalena Almeida Santos, de 70 anos — mais conhecida como Madá —, e seu marido, Reinaldo Sousa Santos, de 74 anos, são os responsáveis por manter, por mais de quatro décadas, um dos eventos populares mais queridos da época junina, atraindo moradores de toda a cidade.
Para os frequentadores, o “Arraiá da Madá” já é parte integrante da história cultural do município, sendo um evento que clama pelo reconhecimento como patrimônio imaterial da cultura popular local.
Nossa redação esteve presente na noite desta terça-feira, 23 de junho, véspera de São João, e pôde conferir de perto como a festa é preparada há 44 anos: com muito carinho para acolher os visitantes, oferecendo comidas e bebidas típicas que aquecem o coração no mês de junho.
No “Arraiá da Madá”, tudo é cuidadosamente preparado, desde a ornamentação e a seleção musical até o sabor inconfundível dos licores e do quentão oferecidos aos presentes.
A resistência de Madá, ao longo dessas quatro décadas, mostra que fazer cultura — especialmente nos bairros periféricos — é um ato de bravura. Mesmo sem o devido apoio ou reconhecimento dos agentes públicos da pasta da cultura, a dedicação, o respeito e a tradição provam que a cultura atravessa o tempo, povoa memórias e deixa marcas profundas na identidade do nosso povo.