Bahia: Polícia prende 18 suspeitos ligados a facção criminosa em Jequié

A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira,24 de setembro, uma operação que resultou na prisão de 18 pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa responsável por homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro em Jequié e região.
Batizada de Operação Castelo de Cartas, a ação teve como objetivo enfraquecer a estrutura do grupo, que vinha expandindo sua atuação criminosa no interior baiano. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades, entre elas Salvador, Feira de Santana, Eunápolis e até Belém, no Pará.
Em Jequié, as prisões ocorreram em diversos bairros, como Joaquim Romão, Cachoeirinha, Baixa do Bonfim, Pedreira, Centro, Água Branca, Jequiezinho, Mandacaru e Pompílio Sampaio. Durante a operação, os policiais apreenderam cerca de 2 kg de entorpecentes, balanças de precisão, dinheiro em espécie, 15 celulares e oito motocicletas.
A Justiça também determinou o bloqueio de 30 contas bancárias ligadas à facção, além do sequestro de bens e valores. As investigações apontam que o grupo movimentou mais de R$ 2 milhões no último ano.
Segundo a polícia, o inquérito teve início em janeiro de 2025, após uma sequência de homicídios registrada em Jequié. A facção é suspeita de envolvimento em ao menos 19 assassinatos neste ano. Para manter o domínio territorial, o grupo utilizava coação, violência contra rivais e aliciamento de jovens e adolescentes.
(73) 98180-9968






