Prefeita de Maiquinique, Valéria Silveira, se manifesta sobre cassação afirmando que não houve irregularidades

A prefeita da cidade de Maiquinique, Valéria Silveira (PV), e seu vice, Kayke Jardim, recentemente tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral da 91ª Zona, de Macarani. Nesta quarta-feira, 24 de setembro, Valéria se manifestou sobre a situação.
Em sua declaração através de uma nota, a prefeita afirmou que não houve qualquer prática de má conduta, irregularidade ou desvio de finalidade durante sua gestão. Ela questionou a interpretação da juíza Drª Giselle de Fátima Cunha Ribeiro Guimarães, responsável pela sentença que determinou sua cassação.
Atualmente, Valéria e Kayke permanecem em seus cargos e irão recorrer da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
A decisão da Justiça não possui execução imediata, uma vez que se trata de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Caso não obtenham sucesso no TRE-BA, eles ainda poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a última instância da Justiça.
Vale ressaltar que Maiquinique já enfrentou uma situação semelhante, com a cassação do ex-prefeito Jesulino Porto, eleito em 2020 e destituído dois anos depois. Se a prefeita Valéria for cassada de forma definitiva, o município terá registrado a cassação de dois prefeitos em um curto espaço de tempo.
O vice-prefeito também se manifestou sobre o assunto em uma rede social.