Funeral do papa Francisco marca início do Novendiali os 09 dias de luto

Roma – O Papa Francisco foi sepultado na manhã deste sábado, 26 de abril, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo a um de seus últimos desejos. O enterro foi marcado por um clima de luto e reverência, refletindo a profunda conexão que o pontífice teve com os fiéis ao longo de seu papado. O caixão, simples e modesto, também foi uma solicitação do líder da Igreja Católica, simbolizando sua humildade e compromisso com os valores cristãos.
Durante o programa “Em Pauta”, edição deste sábado, apresentado por Joabes Rodrigues e Carol Mello, o padre Heber Pedroso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, explicou como funcionará o processo após o enterro do Papa. Ele destacou que hoje inicia-se o Novendiali, ou novenário, que consiste em nove dias de luto e oração em honra ao Papa. “Esse período é uma oportunidade para refletirmos sobre seu legado e rezarmos por sua alma”, afirmou o padre.
A programação dos nove dias começou com a missa de Exéquias neste sábado e se estenderá até o próximo domingo, dia 4 de maio, às 12h (horário de Brasília), quando será celebrado o último dia do Novendiali. Durante esse período, diversos cardeais romanos presidirão missas na Basílica de São Pedro, preparando a Igreja para o conclave que elegerá o novo pontífice.
O enterro do Papa Francisco contou com a presença de líderes religiosos e políticos de todo o mundo, que se uniram em um momento solene para prestar suas homenagens ao líder católico. A cerimônia reflete não apenas a importância do Papa no contexto da Igreja, mas também seu impacto global como defensor da paz, justiça social e diálogo inter-religioso.
Enquanto o mundo se despede do Papa Francisco, a Igreja Católica se prepara para uma nova fase, marcada pela esperança e pela continuidade dos ensinamentos que ele deixou como legado.