Política em Potiraguá: Maurício Portugal troca PSD por União Brasil de ACM Neto

O ex-candidato a prefeito do município de Potiraguá, no médio sudoeste da Bahia, Maurício Portugal, está de malas prontas para o União Brasil (UB). Maurício troca o PSD, do senador Otto Alencar, pelo União Brasil, do pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto.
Na eleição passada para governo do estado e deputados, Maurício apoiou o deputado federal Antônio Brito (PSD), que hoje é apoiado pelo vice-prefeito do município, Gegel.
A saída de Maurício do PSD pode ter sido por circunstâncias da conjuntura do momento na política local; o PSD é da base do governo do estado e tem o apoio do prefeito Elias Carvalho no município.
Só lembrando, no passado, que o PSD caiu nas mãos de Maurício graças ao deputado Antônio Brito. Na época, houve até uma disputa, e o PSD poderia não ter ido para ele.
Nas eleições de 2022, Maurício apoiou o presidente da sigla no estado, senador Otto Alencar, que pedia votos para Jerônimo, mas ele (Maurício) adotou uma postura neutra em relação ao governo do estado, que na época disputava Jerônimo Rodrigues e ACM Neto.
Otto Alencar teve no município 1.587 votos. Já o deputado federal Antônio Brito obteve 864 votos. Esses votos, segundo alguns apoiadores de Maurício, foram resultado de sua articulação política no município.
Maurício foi candidato a prefeito em 2024, obtendo uma votação bastante robusta: 3.195 votos. O vencedor, o atual prefeito Elias Carvalho (Avante), teve 3.368 votos — uma diferença considerada mínima por alguns debatedores da política local.
Mas segundo algumas fontes ao portal Crônicas de Itarantim, que assim que passou as eleições, o grupo de Maurício ficou um pouco chateado com o atual governador do estado, Jerônimo, que na época gravou vídeo pedindo votos para Elias.
Agora, o PSD no município está sem liderança e o que chama atenção, segundo nossas fontes, é que o partido irá para as mãos do vice-prefeito Gegel, por ter ligação direta com Antônio Britto.
O encontro com ACM Neto contou com as presenças da ex-vereadora Cristina Brige, do ex-vereador Cigano e dos vereadores Neto Motos, que saiu do PSD, e Celidalva da Vaquejada, do União Brasil.
(73) 98180-9968






