Cenário político em Itarantim: Tabuleiro político vai começar movimentar

Parece que alguns articuladores políticos de Itarantim desejam que 2028 chegue logo em 2026. Esta foto na capa da coluna é uma daquelas meras coincidências da informação. Não há explicação sobre ela.
Dizem que o prefeito de Itarantim, Fábio Gusmão, que estava calminho, que voltou a ser manchete nos blogs, já definiu o nome de seu sucessor, e ele está na foto.
A eleição de 2028 passa por 2026. Embora em 2026 as eleições seja para presidente, governador, senadores e deputados, o prefeito já está armando seu tabuleiro.
Atualmente, há um silêncio ensurdecedor sobre as eleições de 2026. Ninguém se manifestou, nem mesmo a oposição, que parece estar escondida após a derrota acachapante nas eleições municipais.
A eleição para deputado é uma verdadeira “casa da mãe Joana”, onde cada um escolhe seu candidato e vai às ruas pedir votos. Vimos nas últimas eleições passada a quantidade de deputados que receberam mais de 100 votos na cidade.
O prefeito Fábio Gusmão não terá unidade com sua base, pois muitas lideranças apoiarão candidatos a deputados individualmente. Isso já é uma decisão tomada; os vereadores da base do prefeito já escolheram seus deputados e estão pedindo votos e até verba já foi despejada no município.
Enquanto isso, a oposição tenta se reerguer de derrotas dolorosas, mas fica a pergunta: quem é a oposição em Itarantim? Até o momento, exceto pelo vereador Dudu dos Tutas, que saiu da base do governo e afirmou que caminhará na oposição, ninguém se manifestou para apresentar seus candidatos a deputados.
A candidata Ana Paula, que concorreu nas últimas eleições para prefeito, não pisou em Itarantim desde sua derrota em 2024. Apenas correligionários de sua campanha avisam que ela logo apresentará seus candidatos, mas nada além disso.
Parece que os políticos de Itarantim estão com medo de fazer política. Acham que ganhar eleição é como ter uma varinha mágica: basta levantar e pronto, ganhei!
Os grupos oposicionistas em Itarantim enfrentam um sério problema histórico: são narcisistas e criam narrativas para alimentar seus egos políticos. Esses grupos vaidosos não se unem em um projeto comum.
O projeto do prefeito Fábio Gusmão já está consolidado no município. Mesmo com baixa no seu segundo mandato, devemos analisar as estruturas que ele tem à disposição: empregos para as famílias e a máquina pública a seu favor.
Quanto à foto acima, não sei qual era o objetivo. Parece que o prefeito, por tirar uma foto no formato selfie, chegou de intruso nesta mesa. Ou vocês imaginam outra coisa?
(73) 98180-9968








