Vinte e oito pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (15), em cidades do sul da Bahia, por suspeita de integrarem uma facção. De acordo com a Polícia Federal, entre os presos estão chefes do grupo criminoso responsáveis por coordenar homicídios e distribuir armas.
A Operação Costa Segura foi deflagrada nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. Também foram registradas prisões nos estados do Rio de Janeiro e Paraíba. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não especificou qual facção criminosa é alvo da ação.
Em Ilhéus, uma das pessoas presas é uma mulher suspeita de negociar armas para facções do sul do estado. O nome dela não foi divulgado.
As investigações apontaram que, em um dos casos, a suspeita vendeu uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil, mas não fez a entrega do armamento. Para se esconder da polícia, a suspeita trocava de endereço constantemente.
Em Itabuna, 10 mandados de prisão foram cumpridos dentro do conjunto penal da cidade. Oito celas foram revistadas, onde foram encontrados celulares, facas e drogas.
A SSP-BA não deu detalhes sobre quem são os 28 presos na operação, nem quais funções eles desempenhavam na organização criminosa. Nos cumprimentos dos outros mandatos, foram encontradas pistolas, granadas e uma câmera de monitoramento.
A operação ainda não foi finalizada e mais mandados de prisão e de busca e apreensão podem ser cumpridos.
A ação conta com equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, Ilhéus e Paraíba; do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sul; da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN) Sul; e da Secretaria de Administração Prisional (SEAP). (g1Bahia).