Itarantim: TJBA mantém decisão favorável à APLB e nega recurso do município após irregularidades em seleção de diretores

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) manteve a decisão que suspendeu as nomeações dos diretores escolares escolhidos pelo processo seletivo realizado pelo Município de Itarantim. A medida atende à ação movida pela APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que apontou diversas irregularidades no procedimento.
O Município apresentou recurso por meio de agravo de instrumento, porém o Tribunal negou provimento, preservando integralmente a decisão proferida pelo juiz da Comarca de Itarantim. Segundo o entendimento da Corte, os elementos apresentados pela APLB demonstram falhas suficientes para justificar a suspensão das nomeações.
Na decisão, foi determinado que o juízo de origem seja comunicado com urgência. Tudo indica, que os diretores nomeados irregularmente deverão ser afastados já na próxima semana.
Este é mais um capítulo que envolve a Prefeitura de Itarantim, a pasta da educação que vem se envolvendo em polêmicas. Recentemente uma professora do municipio fez sérias denúncias sobre “racchadinha” envolvendo funcionários da pasta e em uma matéria publicada aqui veja (Filho de diretora e fotógrafa que não tinham formação atua como professores, diz TCM) mostrou que existem pessoas que foram contratadas pela Prefeitura para exercer a função de professores sem ter a qualificação exigida.
A Prefeitura mantém várias pessoas contratadas e segundo informações que o site apurou, muitas destas pessoas só estão com o nome no portal da transparência para aquela área recebendo um valor mas não exerce.
Sobre a decisão da justiça dando favorável à ação da APLB essa é mais uma derrota da administração do prefeito Fábio Gusmão que agora terá que afastar de forma imediata os diretores que foram selecionados em um edital confuso que escolheu os diretores.
(73) 98180-9968








