Cultura! Gravação de documentário sobre Reis com direção de Rogério Sagui é destaque na região

Aconteceu nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, na cidade de Jordânia (MG), as gravações do documentário do projeto “Inventário dos Ternos de Reis do Interior: Memória, Tradição e Salvaguarda”, sob direção de Rogério Sagui e do Cineastra Aiky Braig, cineastas reconhecidos por seus trabalhos voltados à valorização das expressões culturais e identitárias do Brasil.
Viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – o projeto contemplado no Edital nº 08/2024, número de ID 17603, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Governo de Minas Gerais, e realizado por meio da Lei Aldir Blanc, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Com uma trajetória marcada por produções que unem arte e sensibilidade social, Rogério Sagui já atuou na direção da novela “Mar do Sertão” (TV Globo, 2022/2023), Rogério Sagui dirigiu também a série brasileira Luz, produzida pela Netflix, dirigiu obras como “O Gramugeiro do Tempo” (piloto de microssérie, ficção, 2022), o longa “Rosa Tirana” (ficção, 72 minutos, 2021) e o documentário “As Memórias de um Quilombo Vivo” (30 minutos, 2019).
Aiky Braig é um jovem cineasta nascido em 2002, em Konstanz, Alemanha, e radicado em Canavieiras, Bahia, desde os 10 anos. Filho de mãe brasileira e pai alemão, traz em sua obra o diálogo entre culturas. Formado em Graphic Design em Mannheim e estudante de Comunicação Social na UESC, atua como roteirista, diretor, fotógrafo e editor, destacando-se como uma revelação do audiovisual baiano. Ao lado do irmão Tales, integra os Braig Brothers, responsáveis por curtas premiados e pela minissérie O Cajueiro de Carlo. Com olhar sensível e engajado, Aiky retrata temas sociais e a vida em Canavieiras, consolidando-se como uma voz jovem e promissora no cinema contemporâneo.
Em seu novo trabalho, o diretor se voltou à riqueza do Terno de Reis, manifestação cultural que expressa fé, música, poesia e identidade popular, reunindo mestres e mestras de Minas Gerais e do Sudoeste da Bahia. O documentário integrou o projeto “Inventário dos Ternos de Reis do Interior”, coordenado por Lidney Nunes e produção executiva de Léo Ferreira, que tem como objetivo registrar, documentar e preservar os saberes e fazeres dessa tradição secular.
Por meio de entrevistas, cantos, apresentações e registros visuais, a obra buscou imortalizar a memória coletiva dos grupos de Reis, destacando o papel dos mestres, a simbologia das vestimentas, os instrumentos, as melodias e o sentimento de fé que move gerações.
Com olhar poético e profundo, Rogério Sagui imprime ao documentário sua assinatura artística, transformando o registro etnográfico em uma experiência sensorial e afetiva, capaz de revelar a alma das comunidades reiseiras e a importância de manter vivas as tradições que formam o patrimônio imaterial do povo brasileiro.
(73) 98180-9968





