Câmara de Vereadores da cidade de Potiraguá tem sessão agitada nesta quinta-feira

Uma sessão de bastante efervescência marcou a Câmara de Vereadores de Potiraguá na noite desta quinta-feira, 14 de agosto. Três pautas principais dominaram os debates e atraíram a atenção da população e da imprensa: a votação das contas do prefeito Jorge Cheles, o pedido de demissão do Secretário de Educação, Joanito, e um crime ambiental que revoltou os vereadores.
As contas do exercício de 2020 do prefeito Jorge Cheles foram o centro da primeira pauta na casa legislativa. Após terem sido reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomendou a reprovação pela Câmara, os vereadores se preparam para votar o parecer nas próximas sessões. A decisão final sobre as contas do executivo promete gerar novos debates no legislativo municipal.
Outro assunto que mobilizou os vereadores foi a possível saída do Secretário de Educação, Joanito. Conforme relatos de parlamentares, o secretário teria pedido demissão da pasta em meio a boatos e “fuxicos” que teriam sido direcionados a ele. Em um gesto de apoio, a maioria dos vereadores que se pronunciaram na tribuna expressaram solidariedade a Joanito, elogiando o trabalho que ele vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Educação.
O Presidente da Câmara, Raul de Dedé, também aproveitou a sessão para fazer uma forte crítica a um cidadão que teria promovido a derrubada de uma árvore no município. Segundo o vereador, a ação configura crime ambiental, uma vez que não teria contado com o aval da Secretaria de Meio Ambiente local.
Raul de Dedé defendeu uma punição exemplar para o responsável, sugerindo que, além de ser notificado, o cidadão seja obrigado a realizar o replantio de árvores na área afetada.
A posição do presidente foi endossada por outros vereadores, que reforçaram a importância de que questões ambientais, como a supressão de vegetação, sejam tratadas exclusivamente pela Secretaria de Meio Ambiente e que os infratores sejam devidamente punidos.
Por fim, os parlamentares também comentaram positivamente a ação do prefeito Elias Carvalho na conquista de 20 casas populares para o município. Os vereadores ainda Foram informados que o prefeito encontra-se em Salvador, empenhado em buscar novas unidades habitacionais para atender a demanda por moradia em Potiraguá.
Acompanhe os debates da sessão aqui: