É Fogo no Parquinho! Inadimplente no PT, Jailton Brito (Jai Mamão) é indeferido na legenda

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itarantim terá um novo ou um velho presidente no próximo domingo, 06 de junho, com a realização da eleição para a escolha da presidência local. O processo, conhecido como Processo de Eleições Diretas (PED), é um evento interno para a escolha de lideranças em todos os níveis do partido.
Em Itarantim, tudo indica que o atual presidente, Kleber Fonseca, será reconduzido ao cargo.
Um fato que chamou atenção foi a impossibilidade do secretário de administração do município, Jailton Brito, que é do partido, concorrer às eleições. Ele foi indeferido devido a questões burocráticas e ao regimento interno da legenda.
De acordo com o regimento interno do PT, estar em dia com o partido exige contribuição financeira, especialmente quem detém de cargo comissionado.
Segundo informações, o secretário, apesar de filiado, não tem contribuído com a sigla. Essa situação causa estranheza, especialmente considerando que, recentemente, o secretário demonstrou interesse em assumir o controle do partido.
Vale lembrar que, na eleição de 2024, foi justamente o PT que representou um empecilho para que ele ficasse fora como vice na chapa do prefeito Fábio Gusmão, que na oportunidade foi reeleito.
Podemos considerar essa situação mais uma derrota do secretário? Ou devemos analisar a situação de conforto do mesmo?
Ao se tornar inadimplente com o partido, ele perde funcionalidade dentro da estrutura, embora ainda seja filiado. O futuro dessa situação ainda é incerto, mas, no momento, o secretário está indeferido caso deseje concorrer à presidência da legenda.
Acredita-se que, com base nas informações coletadas por este redator, até esta sexta-feira 04 de julho, haverá apenas uma candidatura, após toda a confusão que ocorreu no partido.
Resta saber agora como os caciques estaduais do PT receberão essas informações, uma vez que o secretário possui certa influência sobre eles e costuma-se determinados caciques serem donos de siglas em cidades do interior.
No entanto, uma coisa é certa: para os militantes do partido em Itarantim, o secretário de administração é uma “persona non grata” na legenda local.
Será que isso também terá impactos nas pretensões futuras do secretário Jailton?