Bomba! Obra do mercado que desabou até a solda era de péssima qualidade, afirma laudo técnico

Na sessão da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira, 10 de junho, o vereador Zeza Gigante trouxe à tona um laudo técnico elaborado por um engenheiro contratado por ele e o vereador Carlos Alberto, para realizar uma vistoria na reforma do mercado municipal.
De acordo com o vereador e conforme documentado nos laudos, foram identificados diversos erros na construção da reforma. O relatório de perícia apontou que o projeto estrutural era inadequado e mal detalhado, além da execução de elementos estruturais que estavam em desacordo com o projeto original.
As soldas utilizadas na estrutura metálica para a colocação das telhas sobre as treliças também foram consideradas inadequadas, especialmente a instalação das treliças fora dos nós, o que pode ter contribuído para o colapso da estrutura.
O engenheiro recomenda uma revisão detalhada do projeto, focando nos materiais utilizados, na geometria adequada das peças e no detalhamento das ligações entre os elementos estruturais. Além disso, ele sugere especificações precisas para chumbadores e um detalhamento do apoio das treliças nos pilares.
O laudo ainda indica a necessidade de uma avaliação técnica da parte frontal da estrutura que não colapsou. O engenheiro destacou que a qualidade da soldagem foi insatisfatória e que a engenharia empregada na reforma do mercado pode colocar em risco ainda a vida das pessoas que frequentam o local.
Veja fala do vereador que apresentou o laudo do engenheiro: