Câmara de Vereadores de Itarantim demonstra amadurecimento nos assuntos polêmicos da comunidade

A importância de uma Câmara de Vereadores atuantes em um município independente sobre o fato de que os vereadores, sejam da oposição ou da situação, têm uma função fundamental para debater assuntos relevantes referentes à comunidade, principalmente porque eles são os representantes mais próximos do povo.
A Câmara de Vereadores de Itarantim tem demonstrado esse amadurecimento, principalmente no que tange à função dos vereadores. Por exemplo, ontem, terça-feira, 3 de junho, o debate que já vem sendo ensaiado em algumas sessões anteriores é sobre a queda do mercado municipal. Os vereadores de oposição, Zeza Gigante e Carlos Alberto, estão cumprindo suas funções constitucionais de fiscalizar a obra. Eles foram eleitos pelo povo e devem cumprir essa responsabilidade.
Os vereadores da situação também exercem suas funções de fiscalizar a obra, acredito eu da forma deles. Os debates que observamos na Câmara de Vereadores de Itarantim são bastante amadurecidos em relação a essa problemática. Um exemplo disso é o que o vereador líder do governo, Mauro Sérgio, afirmou que os vereadores da situação também estão cobrando da gestão uma solução para a queda do mercado. Não acredito que o vereador Mauro Sérgio esteja mentindo; acredito que ele realmente esteja cumprindo sua função, até porque foi eleito para representar o povo, que está cobrando isso dos vereadores e buscando respostas.
Outros vereadores estão mais tímidos nessa situação, mas acreditamos que, junto aos seu trabalhos nos bastidores, também estão questionando sobre esse problema, já que ele tem tomado conta das rodas políticas do município. A queda do mercado.
O presidente da Câmara, o vereador Dudu dos Tutas, que é da base do governo Fábio Gusmão, tem nos afirmado constantemente que está abrindo espaços para um veredito final sobre essa situação. O vereador tem focado constantemente em seus projetos para o município, projetos na área da saúde, tendo promovido articulações políticas na saúde em vários municípios da região. Em sua fala ontem, ele deixou claro sobre essa questão e a prioridade em seu mandato sobre os cuidados com a saúde das pessoas. Pode conferir abaixo.
A importância dos vereadores para a sociedade é algo que poucos entendem; muitos querem crucificar a casa legislativa com discursos do tipo “para que existe vereador numa cidade?”. Agora imaginemos se não houvesse vereador: a função do vereador é fiscalizar. Imaginemos se a obra do mercado — que veio abaixo e era uma obra da Prefeitura Municipal de Itarantim — prestes a ser entregue ainda neste mês. Se não houvesse os vereadores para fiscalizar, como a população ficaria atenta ao seu direito à informação?
A sessão ordinária realizada nessa terça-feira, deixou claro a importância dos vereadores de todos os lados ideológicos — sem distinção entre situação e oposição. O que interessa é que eles estão ali para representar uma comunidade que votou neles.
O vereador Mauro Sérgio tem razão ao defender o governo e afirmar que o governo Fábio Gusmão tem realizado ações importantes; por outro lado, o vereador Carlos Alberto está correto ao afirmar que o governo do prefeito Fábio Gusmão tem deixado a desejar em relação a alguns bairros e obras não entregues. Assim como outros vereadores têm feito denúncias às instâncias de justiça, que são fundamentais para descobrir o que realmente aconteceu no desabamento da obra.
Uma Câmara de Vereadores atuante promove discussões relevantes como essas, fazendo as pessoas refletirem. O que não podemos concordar são com as agressões de nenhuma forma e nem com o desrespeito ao vereador eleito que estava exercendo sua função de fiscalizador — como ocorreu ainda esta semana quando funcionários da Prefeitura tentaram intimidar os vereadores durante a fiscalização da obra.
Os vereadores estavam com mandado de segurança e tinham a prerrogativa até mesmo de chamar a polícia para inibir as intimidações vindas dos funcionários da Prefeitura, que naquele momento estavam sendo gravadas em vídeos.
Não creio que os vereadores concordem com aquelas atitudes; até porque eles são colegas e concordam que ali era sua função como legisladores. O vereador líder do governo disse corretamente que o direito à fiscalização e à busca por justiça é legal. Assim deve ser e com isso a Câmara de Vereadores de Itarantim demonstra maturidade e representatividade.