Em Itarantim, parece que o anúncio feito pelo senador Otto Alencar (PSD), de que o secretário de administração, Jai Mamão, seria o vice na chapa do prefeito Fábio Gusmão para concorrer às eleições de 2024, não foi muito bem aceito por alguns da base. Parece que o secretário está sendo Persona Non Grata na cúpula petista (do qual ele faz parte) e dos outros partidos que compõem a federação, como PV e PCdoB.
Neste domingo (31), uma foto com dirigentes do PT de Itarantim, de uma reunião que aconteceu em Itapetinga com o deputado estadual Rosemberg Pinto do PT, foi divulgada. A reunião, segundo nossa redação apurou, foi para amenizar a situação causada pelo senador ao ter feito o anúncio do secretário como vice sem ao menos consultar a base em Itarantim, sendo a decisão imposta de cima para baixo.
O site conversou com alguns presidentes dos partidos que compõem a federação; eles afirmaram que mantêm totalmente suas independências em relação ao assunto da escolha do secretário para ocupar a chapa e que não foram consultados na escolha do vice. Alguns membros do Partido dos Trabalhadores afirmaram para nossa reportagem que a escolha do secretário vem sendo bancada pelo prefeito Fábio Gusmão, contrariando a vontade de pessoas ao redor e partidos.
Parece que, com isso, ele está sendo preterido no núcleo petista e a federação mantendo independência resistindo a seu nome. Informações já dão conta de que o secretário já está de malas prontas para o PSD; com isso, aumentam as possibilidades do prefeito perder apoios de partidos da federação e provocar uma debandada.
Mas informações que o site colheu de pessoas do núcleo do governo de Gusmão, que o assunto já é passado e que Jai é martelo batido, doa quem doer.
*Na foto em destaque o presidente do Partido dos Trabalhadores de Itarantim, Kleber Fonseca. Alanzão membro do partido e Laurindo.