Um homem de 43 anos de idade residente na aldeia de Barra velha, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi morto a golpes de machado na noite da última segunda-feira (15). A vítima foi identificada como Roberto Braz Ferreira.
A causa da morte do indígena ainda é desconhecida e a Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento para descobrir a autoria do crime que chocou a aldeia. Segundo informou moradores da localidade, Roberto era muito tranquilo e não havia nenhuma suspeita dele de envolvimento em conflitos. Seu corpo foi encontrado dentro de sua casa com marcas de golpes de machado.
Lembrando que este é o segundo caso de morte de indígena num curto espaço de menos de dois meses, no ano passado o cacique Lucas da aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe foi assassinado a tiros na estrada de Pau Brasil, no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia, informações da polícia apontaram que ele foi morto numa emboscada em uma estrada vicinal.
Dados apontaram que entre os anos de 2022-2023 seis indígenas foram mortos no sul da Bahia, entre eles duas crianças foram executadas, a maioria destes caso por conta de conflitos envolvendo seus territórios.