O conflito entre o grupo Hamas e Israel, na Faixa de Gaza, motivou atos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, neste domingo (15).
Na Avenida Paulista uma manifestação demonstrou apoio à Palestina, com um pequeno carro de som, faixas e cartazes, o protesto pediu que Israel interrompa os bombardeios e ataques à Faixa de Gaza. Em Brasília, manifestantes também pró-Palestina debateram o conflito sob a perspectiva do sofrimento da população ao longo das décadas de disputa de território com Israel. Já em Copacabana (RJ), cariocas participaram de protesto em apoio a Israel.
As imagens dos protestos pró-Palestina foram divulgadas pelo Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) nas redes sociais. Já a marcha no Rio de Janeiro, teve registros compartilhados pela embaixada de Israel no Brasil.
Desde o início do conflito, mais de 4 mil pessoas morreram. Foram mais de 2,6 mil em Gaza, segundo balanço palestino; e outras 1,4 mil em Israel, de acordo com autoridades locais. O número de mortos é o maior em Gaza em toda a história. Também é o pior em mais de 50 anos no lado israelense.
Na madrugada deste domingo, chegou ao Brasil o quinto voo da operação do governo federal para resgate de brasileiros na área do confronto. Nesta primeira fase da operação já são 916 pessoas resgatadas. O governo brasileiro tenta retirar brasileiros através da fronteira entre o Egito e Gaza.