“Gaza é o maior campo de concentração a céu aberto no mundo”, afirma jornalista
“Nós temos que evitar os lugares comuns que estão sendo divulgados pelos grandes grupos de imprensa, que colocam o Hamas como o inventor da violência”. A declaração é do jornalista Breno Altman em entrevista para a Rádio Metropole nesta terça-feira (10). Durante sua participação, ele discutiu sobre a situação dos palestinos e o histórico que percorre o conflito com Israel. No último sábado (7), o grupo extremista deu início a um ataque ao país.
“O Hamas ataca Israel após muitos e muitos anos de ataques sucessivos e ferozes do Estado de Israel contra a Faixa de Gaza. Nos últimos 18 anos mais de 20 mil palestinos foram assassinados. Civis, mortos, em bombardeios de represália que o Estado de Israel organizou contra a Faixa de Gaza”, explicou o jornalista. “Diante dessa situação de desespero, o Hamas reagiu. Portanto, o ator que reage não é o Estado de Israel, é o Hamas, que reage contra a brutal violência”.
De acordo com autoridades dos dois lados, o conflito iniciado no sábado já contabiliza mais de 1.700 mortes. Tel Aviv também afirmou ter encontrado 1.500 corpos de integrantes do Hamas em território israelense.
Durante a entrevista Breno ainda comentou que os palestinos que estão isolados e circunscritos em territórios protegidos. “Gaza é o maior campo de concentração a céu aberto no mundo. Quase 2 milhões de palestinos vivem numa região da qual não podem sair. De um lado um mar, do outro a fronteira com o Egito e do outro um muro que Israel construiu para impedir que os palestinos de lá saiam”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra: